Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

28 junho 2008

PROBLEMA 05 -DEFICIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO DE EVENTOS

Continuando, ainda, a história da criação da AAGIL, segue outra ficha de outro fato problema estudado pelo grupo de patinadores no primeiro semestre de 2005:


PROBLEMA 05 -DEFICIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE CALENDÁRIO DE EVENTOS

Descrição:
____________________________________________
Na verdade inexistia calendário de eventos de Patinação Aggressive In Line no Pará até 2004. Os poucos eventos eram realizados de maneira repentina e na base do heroísmo de uns poucos interessados. Palavras com planejamento, coordenação, direção e controle não fazem parte do vocabulário nem da prática esportiva dos patinadores.

Conseqüências:
____________________________________________
01) Carência de apoio aos atletas;
02) Deficiência na divulgação do esporte;
09) Deficiência na estrutura para evolução de atletas;
10) Pouco conhecimento das regras de arbitragem;
12) Carência de informação aos atletas.



Causas:
____________________________________________
03) Desinteresse dos atletas pelas questões organizacionais.



Prognóstico:
____________________________________________
Atuar diretamente sobre o problema 05 é relativamente fácil, pois a confecção de um calendário é simples. Enquanto fato-problema, porém, esconde alta complexidade pois, embora dependa apenas de estimular o interesse pelas questões organizacionais, este, por sua vez, requer atuação sobre a carência de seriedade de atletas que já vimos ser de difícil solução em termos de eliminação das suas causas, por serem, provavelmente, externas à patinação.
____________________________________________


Em meio a tal ambiente é difícil falar em calendário de eventos. Todavia, é elemento fundamental para se buscar apoio. É o calendário de eventos que irá compor o conteúdo de qualquer pedido de apoio. A referência a campeonatos nos projetos de pedidos de apoio requer a existência de calendário de eventos. Imaginem, como uma empresa iria apoiar eventos que nunca foram programados? Que aparecerem de repente, sem essa nem mais aquela. Apoios a eventos assim só na base da amizade, o que, se não é de todo um mau, faz crescer a imagem de esporte desorganizado, sem direção e sem objetivos outros que não o imediato, o agora.

E o que representa, afinal, um calendário de eventos? No que tange a administração, o calendário está no rol das atividades de planejamento. É ele que informa o vai ser feito pelas pessoas do esporte durante certo período.

E se enganam olimpicamente aqueles que pensam que o calendário de eventos tem apenas as repercussões apontadas pelo grupo de estudos.

Acontece que o pessoal do grupo de estudos, afora este que ora escreve, não conheciam, como a maioria dos inliners não conhece, o significado das palavras treinamento desportivo. Ora, o treinamento desportivo é uma disciplina formal, um campo de estudos da área dos educadores físicos.

O preparo de atletas para competições desportivas requer a atuação do profissional de educação física e ferramentas conceituais do treinamento desportivo.

E o que é que isso tem a ver com o calendário de eventos? É que o treinamento desportivo exige especificação cuidadosa de períodos de atividades de preparação física, técnica, psicológica e de descanso para os atletas. Essa especificação varia do nível dos milésimos de segundos até anos. Da mesma forma poderíamos falar da nutrição. Tudo isso é corriqueiro em esportes de rendimento, uma necessidade mesmo, devido a competitividade, ao desejo de vencer, investimentos que requerem retorno em termos de mídia e, ainda, devido a tudo o mais que faz do esporte um grande negócio na área do entretenimento. Tudo isso só é possível mediante a elaboração e disciplinado cumprimento de calendários de eventos.

Sendo um aspecto do planejamento do esporte, a garantia de que o calendário será cumprido vem da participação efetiva das pessoas na sua elaboração. Esse é um segredo do planejamento. As pessoas lutam pela consecução de objetivos que tenham estabelecido para si. Então, o calendário do agg inline paraense precisava ser feito com a efetiva e verdadeira participação dos atletas competidores.

O cumprimento dele forneceria material para envio à imprensa e a partir da divulgação já se poderia pensar em buscar apoio com alguma possibilidade de retorno de imagem aos apoiadores.

A patinação agg inline jamais tivera um calendário de eventos até o aquela ocasião. A atividade de construí-lo era um pouco estranha aos participantes, mas ele foi feito. Foram programadas cinco etapas, sendo duas de half e três de street,, aqui incluídas duas provas de mini rampa. Como se observa, foi incluído um evento do X-Games que talvez ocorresse em São Paulo. Aqui está o calendário estadual de 2005 do em agg inline paraense:
As etapas 1 e 5 contaram pontos para o ranking de Vertical, as demais para o de Street exceto a a etapa 6 que não geraria pontos para o ranking.

Nenhum comentário: