Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

26 abril 2008

As Idéias de Causa e Conseqüência

Para evitar ou diminuir confusões, são necessárias algumas palavras sobre essas duas idéias.

Ainda que passe despercebido para a maioria das pessoas, essas idéias já foram objetos de intermináveis questionamentos no âmbito da filosofia e da ciência. A constatação da regularidade com que um fenômeno é seguido de outro é que leva à idéia de causa e efeito. Há quem diga que a idéia de causa e efeito está, na verdade, apenas nas mentes das pessoas e que o que se percebem são apenas as tais as regularidades entre antecedentes e conseqüentes. Em se tratando de situações sociais complexas, como é o caso dos problemas da patinação aggressive in line, a idéia de causa e conseqüência enquanto ferramenta conceitual é de difícil utilização. O grupo de estudos, porém, sempre esteve ciente de que trabalhava no campo das possibilidades mais do que no das certezas absolutas.

Para os propósitos deste estudo deve ficar claro apenas que o termo causa aqui é usado no sentido de que um fato-problema provavelmente intensifica a ação de um ou mais fatos- problemas. Da mesma forma o termo conseqüência é usado no sentido de que um fato-problema provavelmente é intensificado por um ou mais fatos-problemas. Então, não se tratam nem de causas nem de efeitos necessários e únicos, mas de que foram detectadas relações de intensificação entre os fatos-problemas, segundo a percepção dos membros do grupo de estudos.

Além disso, é bom notar que em se tratando de situação social complexa, a interação entre os fatos-problemas, muitas vezes, ocorre em todos os sentidos, ou seja, dois problemas podem se intensificar mutuamente. Quando isto ocorreu foi necessário decidir sobre como o problema seria considerado afinal, se antecedente ou conseqüente.

Finalmente, devo acrescentar que assim como fatos-problemas se intensificam, eles também podem se atenuar, dependendo, entre outras, das ações empreendidas pelos administradores.

Nenhum comentário: