Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

21 março 2008

O núcleo de estudiosos

Então, continuando, marcamos e fizemos várias reuniões no primeiro semestre de 2005, totalmente abertas ao público. Nestas reuniões eu sempre fazia preleções sobre o sistema desportivo e as tais palavras chave da administração. No decorrer dos trabalhos o grupo se autodenominou Comissão pró Fundação da Federação Paraense de Patinação Aggressive In Line. Estabeleceu-se um cronograma e a Comissão se reunia todas as quintas feiras, às 17 horas, na Academia de Capoeira Cambará, Av. Alcindo Cacela 4092, entre a Travessa Padre Eutíquio e a Rua Apinagés, Bairro da Condor.

O nome que adotado denunciava a intenção de prover o aggressive inline paraense de entidade de administração desportiva em nível estadual como forma de fortalecer o esporte. Acreditávamos e acredito que o esporte fica mais forte tendo uma pessoa jurídica representativa à frente da luta por apoio.

Mas eu sabia que a criação de entidade sem amplo debate, sem participação no período de formação, não promove a legitimidade, as pessoas não sentem necessidade ou vontade de participar da entidade.

Durante as reuniões eu sempre procurei mostrar a estrutura e funcionamento do sistema desportivo conforme previsto na lei e também lembrava sempre as palavras chaves da administração, planejamento, coordenação, direção e controle.

Entre as pessoas que participaram daquelas reuniões formou-se um núcleo, um grupo de quatro pessoas de presença mais constante, que sempre esteve lá e um grupo que comparecia mais esporadicamente e que veio a se tornar mais assíduo já no final daquele primeiro semestre de 2005. O núcleo mais constante era formado por Fernando Rabelo de Souza, Emerson Fernandes Reis “Chorão”, Jorge da Silva Ferreira e André Luiz Áreas Moreno Albuquerque “Ninja”.

"Ninja" (esquerda) em visita ao Campeão Hugo "Tai Chi", examinando parte da premiação do Campeonato 2007 garantida pela SEEL - Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, órgão do Governo do Pará.

É claro que tudo aquilo se inscrevia no processo histórico de organização do esporte no Pará, de modo que todos os patinadores e patinadoras paraenses que antecederam aquele grupo e prosseguiram depois são igualmente importantes. Aqueles quatro personagens, porém, foram os que se sentaram para entender e dar andamento aos acontecimentos e nesse sentido são pioneiros, pois são os que primeiramente decidiram por mãos à obra. A obra era dotar o Pará de estrutura administrativa em nível de federação desportiva.

Nenhum comentário: