Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

12 janeiro 2008

Uma distinção necessária

Logo no seu primeiro artigo a Lei Pelé já vai dizendo que o esporte no Brasil deve obedecer ao que está escrito nela. E, ainda, que distingue dois jeitos de praticar esporte, um que obedece a regras nacionais e internacionais da modalidade e outro em que a prática é livre dessas regras. O primeiro jeito de fazer esporte é chamado de formal e o segundo de não formal.
Fixemos então essa distinção legal entre esporte formal com regras nacionais e internacionais e esporte não formal, aquele que não necessita da observação das tais regras.
Como o Aggressive in line, aparentemente, não tem regras internacionais nem nacionais, só podemos classificá-lo, de acordo com a lei, no momento, como esporte não formal, sem regras explícitas.


Foto Gleisa. Os então árbitros oficiais da AAGIL, Leandro e Robson, atribuem pontos ao atleta Marlos, de acordo com o Regulamento de Competições, durante a ETAPA I - Street Park - Abaetetuba - PA, dia 10 de junto de 2008. Aqui o Agg In line está sendo praticado no modo formal.


Foto FernandoRabelo. O mesmo atlteta Marlos (dir) praticou o Agg Inline de modo não formal em 28.02.07 no vert park da AAGIL/Cambará. À esquerda o árbitro Brayan Robson. Aqui o Agg in line está sendo praticado no modo não formal.

Todavia, ao se estruturarem as entidades de administração do Agg inline, certamente que serão geradas as regras de tal sorte que a modalidade passará a dispor das duas condições de prática, a formal e a não formal.
É interessante observar, também, que a Confederação Brasileira de Hóquei e Patins – CBHP possui regras nacionais para o Agg inline. Porém, suas regras carecem de legitimidade, pois a Instituição não as implementa de fato, não realiza eventos de agg inline.
Finalmente, a respeito desse assunto, vamos dar uma olhada num pensamento que voga no nosso mundo do Agg inline, de que inline é estilo de vida e que ipso facto não pode ser submetido a regras. Essa idéia é burra porque parte do entendimento de que só se pode praticar inline como esporte informal. É preciso abandonar a burrice e, inteligentemente, compreender que o mesmo esporte pode ser praticado de maneira formal num momento e informal em outro ou até ser praticado ao mesmo tempo de dois jeitos por pessoas diferentes em locais diferentes.
A existência de regras internacionais e nacionais não impede que uma ou mais pessoas decidam praticar seu esporte por puro lazer, sem observar as tais regras, criando outras ou, ainda, sem regra alguma, visível. Não há impedimento, também, de que um esportista que participe de eventos sob regras nacionais e internacionais possa praticar o esporte por puro lazer, sem observar as tais regras, em momentos de descontração de sua vida.
Então, essa história de que Agg inline é estilo de vida, é livre, e por isso não pode ter suas regras é coisa de quem está enganado a respeito da organização desportiva, conversa burra, de quem não sabe o que diz.

Um comentário:

Taichi disse...

Finalmente consegui fazer comentário! Consegui fazer minha conta blogger...