Inscrições para a Etapa I 2012 - Local ?????

Categoria Especial
x
Primeira Categoria
<>
Categoria Feminina

25 outubro 2007

Reunião na Câmara dos Deputados

Esta AAGIL foi convidada via telefônica, pelo Deputado Robgol, Presidente da Comissão de Turismo e Esportes da Câmara dos Deputados, a participar de reunião naquela Casa Legislativa.

O Presidente, então, em 25.10.07, pela manhã, deixou seus afazeres de rotina, armou-se do banner oficial do Campeonato 2007, e lá foi, como um dom Quixote, lança em punho, defender os interesses do Agg. Inline paraense. Não estava em perigo, porém sua Dulcinéia, todos eram amigos.

Chegou a tempo de arranjar calmamente um local para dependurar o banner e escolher sua cadeira para sentar. A reunião, marcada para 9 horas da manhã, só começou mesmo às 10. Esse vício de marcar um hora para começar noutra é um dos alvos prediletos do Presidente da AAGIL - precisa ser extirpado do nosso meio, embora isto pareça quase impossível, por estar o dito vício arraigado até na mais alta casa legislativa do Pará. Nossas atividades AAGIL, porém, seguirão extritamente os horários estabelecidos.
Voltando à reunião, a mesa diretora foi composta de várias personalidades no campo desportivo.


da Esquerda:Pres. da Federação Paraense de Skate, Adv. Mario Hesket;
Pres. da Federação Paraense de Handebol, Sr. Miguel Sampaio
Secretária de Estado de Esporte e Lazer, Sra. Lúcia Penedo

À direita: Deputado Miriquinho Batista, coordenou os trabalhos no início, passando a coordenação ao Deputado Robgol tão logo este terminou o discurso de abertura da reuniãoc









Esquerda:
Pres. da Federação Paraense de Voleibol, Sr. Carlos Getúlio Gama

Representante do Prefeito Helder Barbalho de Aanindeua - PA, a Presidente da Fundação cultural de Esporte e Lazer daquele únicípio, Sra. Edilene Cordeiro
Ao Centro o Deputado Robgol que assumiu a coordenação dos trabalhos em lugar do Deputado Miriquinho Batista.
O Primeiro a discursar foi o próprio Deputado Robgol que leu documento sobre o motivo oficial que o levou a propor aquela reunião: discutir o esporte paraense diretamente com os interessados. Passou rapidamente a palavra ao Presidente da Mesa que por sua vez deu a palavra à Secretária de Estado, Sra. Lúcia Penedo.

A Secretária de Estado fez um discurso muito simpático. Disse, por exemplo, que quando começou seu trabalho na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer ficou bastante apreensiva pois os que a antecederam haviam realizado trabalho muito bom e isto exigiria dela esforço grande, pois não se permitiria fazer trabalho de qualidade inferior.

Fez projetar um filme que mostra uma Belém bastante esportiva e alegre que teria sido usado, disse ela, durante a defesa de Belém junto a membros da FIFA, para sediar uma chave da Copa do mundo.
Ela deu, ainda, duas informações muito interessantes: que a SEEL sediará um polo do Programa Segundo Tempo do Governo Federal e que, também, a SEEL elaborou projeto de lei que se encontrava ali mesmo na Câmara esperando aprovação. Esse projeto transformaria o que antes fora o Programa de Fabricação de Ídolos em Lei da BolsaTalento, como frma de evitar as interferências políticas naquela atividade. Provavelmente ela estava sendo educada, pois as indicações para o Programa de Fabricação de Ídolos haviam se transformado em palco de politicagens rasteiras, ressalvadas as muitas, honrosas e reconhecidas excessões. E não vai aqui crítica alguma aos dirigentes, mas ao sistema em si, que embora tivesse, bem sei, sido concebido dentro do mais elevado espítrito público, sucumbiu às mazelas da nossa administração pública de estilo colonial.

Em seguida discursou o Pres. da Federação Paraense de Voleibol, Sr. Carlos Getúlio Gama que conclamou todos a apoiarem o trabalho da Secretária de Estado de Esporte e Lazer.
Em seguida discursou belamente o Advogado Mario Hesket, Presidente da Federação Paraense de Skate, que fez, entre outras, sugestão à SEEL no sentido de agilizar a construção do Parque de Esportes Radicais junto com as obras do complexo desportivo no entorno do Mangueirão. O Sr. Presidente da FPSk8 foi muito gentil em citar nominalmente todos os seus amigos presentes à reunião, inclusive o Presidente da AAGIL. Além disso mostrou-se bastante à vontade em meio àquelas pessoas das lides políticas, o que me faz pensar em que seria boa pedida ele ser candidato a cargo eletivo nas próximas eleições.

Em seguida discursaram o Presidente da Federação Paraense de Handebol, Sr. Miguel Sampaio(foto), depois a Sra. Edilena cordeiro e vários deputados e deputadas ocuparam a tribuna. Infelizmente não consegui escrever os nomes de todos. Houve um que discursou logo após a Sra. Edilena que foi muito divertido e empolgado. Dos outros registrei os nomes de Gabriel Guerreiro - que propõe a desapropriação da área do Aeroclube para criar lá um complexo turístico-desportivo, Miriquinho Batista, Simone Morgado, Joaquim Passarinho, Ana Cunha e Tete Santos e um Professor Mestre em História, segundo a Deputada que o apresentou, se não me engano a Deputada simone Morgado. Ele falou sobre a experiência e necessidades de Bragança Paulista no Esporte e usou expressões interessants como esporte salvação, coesão, integração social, turismo, cultura e inclusão social. Todas as falas tocaram em pontos relevantes da questão desportiva paraense. O Deputado Robgol encerrou a sessão, lá pelo meio dia.

E a nós, dirigentes de entidades desportivas, além de ouvirmos discursos sobre esporte, restou a satisfação do encontro. Valeu, Robgol, vamos conversar mais outro dia.

Nenhum comentário: